Coluna: Informativo Sul da Ilha – Para que serve aquele bico enorme do tucano?

Padrão

Para que serve aquele bico enorme do tucano?

Fora as funções óbvias, alimentação, defesa e comunicação visual, não havia uma explicação convincente para seu tamanho. Pois pesquisadores brasileiros e canadenses publicaram na revista Science a descoberta de uma nova função: termorregulação.

O tucano consegue direcionar o fluxo de sangue para seu bico de maneira a controlar sua temperatura corporal, processo idêntico aos elefantes com suas orelhas.

O estudo indicou ser este bico, altamente vascularizado, transferindo ou captando rapidamente calor com o ambiente. Processo semelhante a um radiador. Quando está quente ele aumenta o fluxo de sangue para o bico e irradia o calor. No frio, faz o contrário e retém as calorias, mantendo a temperatura corporal.

Ainda segundo os pesquisadores, é provável, que esta seja uma característica de todas as aves mas nos tucanos isso fica mais evidente pela proporção de seu bico com o corpo.

Pela visão evolutiva, fica difícil uma certeza se a termorregulação foi causa ou efeito do tamanho do bico destas aves. Isto exigiria pesquisas mais aprofundadas.

Os animais usam diferentes técnicas para controlar sua temperatura corporal. O elefante abana suas orelhas pois a pele e bem fina neste órgão, o humano, transpira no calor e se agasalha no frio. Em registros fósseis já se encontrou essa característica.

Para Charles Darwin, o bico, atuava mais como chamariz para seleção sexual.

Por Sérgio Aspar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s