Orgânicos em casa

Padrão

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando o Globo Reporter veio aqui o quintal estava vazio de coisas de comer, pois havia sido todo refeito por causa de uma reforma na cozinha. A intenção era mostrar que mesmo num pequeno pedaço de terra na cidade grande dá pra cultivar parte do que você come. E, claro, sem precisar usar nenhum adubo industrializado ou defensivos, afinal toda água de lavagem de verdura pode contribuir com nutrientes para a terra, sem falar no pó de café, na água do arroz etc.

Isto era janeiro e se voltassem hoje, quando passa o programa, veriam que já há por aqui alguns carás moelas grandes, a cúrcuma em flor, ora-pro-nobis grande e espinhenta e a orelha de padre já abanando com algumas flores e vagens. A taioba já vai voltando ao normal; os almeirões que já floriram se preparam pra partir; a couve venceu uma turma de lagartas e se recupera desesperadamente; o manjericão tomou lugar de tudo; o mentruz, seu comparsa, também. Já o chuchu queria espaço e liberdade e se ressentiu quando teve que ser arrancado à força dos arbustos de flores do vizinho sufocados pelas gavinhas (só os arbustos!).

Mas este pedaço de nada de terra já produziu muita couve, uva, chuchu, cruá, framboesa, pimenta, cúrcuma, tomates entre outros. O corredor vazio se encheu com as chuvas de verão. Já não já mais lugar para sentar. Manjericão, coleu e mentruz tomaram conta. O que antes era uma turminha bem comportada de salsa, cebolinha, manjericão, coentro e alfazema, agora é só o manjericão desvairado em gangue com o manjericão-anis. Para os do ar, o céu é o limite! Cará-moela e orelha-de-padre não passam aperto. O cará-moela não deixa mais a janela se fechar. Só falta entrar pelas portas. Não sei se vai aparecer no programa, já que o lugar estava tão descuidado no dia, mas gravaram também este pezinho de manjericão que plantei na praça e ele era minúsculo. Agora já chama tanta abelha e me dá tantas flores para perfumar a cozinha que faz gosto.

Por Neide Rigo/do blog Come-se bem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s