Árvores tomam espaço em ruinas na Vila Maria Zélia

Padrão

Este slideshow necessita de JavaScript.

Raros são os locais na metrópole paulistana onde a natureza consegue retomar o espaço ocupado por nossas construções. A histórica Vila Maria Zélia é um desses lugares. Trata-se da primeira vila operária de São Paulo, erguida no começo do século passado na Zona Leste – a mais industrializada na época – e que hoje sofre o abandono de suas construções neoclássicas, com muitas infelizmente já em ruínas.

No colégio de Meninas e o de Meninos, situados um em frente ao outro na mesma rua, diversas espécies de figueiras lutam para se estabelecerem nos telhados e frestas das paredes, com suas raízes separando os velhos tijolos.

Dentro dos edifícios o espetáculo não é menor. Uma floresta urbana cresce com a queda do telhado, apresentando árvores altas e enraizadas nos mais de vinte centímetros de solo originado da matéria orgânica de folhas e galhos decompostos sobre o piso de ladrilhos hidráulicos.

A identificação das plantas vivendo espontaneamente nas ruínas mostra uma composição onde predominam espécies estrangeiras comumente usadas na arborização de calçadas e paisagismo. As plantas da Mata Atlântica, que ancestralmente eram donas do local são escassas, consistindo em algumas palmeiras jerivás (Syagrus romanzoffiana) e pitangueiras (Eugenia uniflora). Esse fato mostra como o desequilíbrio ecológico causado pela preferência de espécies estrangeiras mudou até os processos naturais de formação da floresta nativa.

Para visitar: Rua dos Prazeres, 362, Belenzinho, São Paulo – SP. Fone 11 2692-9791 begin_of_the_skype_highlighting              11 2692-9791      end_of_the_skype_highlighting.

Por Ricardo Cardim/ do blog árvores de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s