Escaparte: um inusitado espetáculo de teatro no calçadão da Felipe Schimidt.

Padrão

O centro é palco habitual do corre-corre das pessoas nas cidades, e o transeunte sempre apressado, quase nunca presta atenção aos acontecimentos mais interessantes que rolam no trajeto entre a sua casa e o trabalho e vice e versa todos os dias, e assim é em qualquer cidade dinâmica.

O centro é quase sempre palco dos grandes acontecimentos, aliás, é lá que as melhores coisas acontecem, bem longe dos olhos das pessoas pretensamente inteligentes e empoladas que costumam circular em eventos “prive” de marketing cultural promovidos pelas empresas para chamar atenção do público para suas marcas.

O ERRO Grupo me surpreendeu! Palmas!

Um teatro inteligente exercido nas ruas de Florianópolis.

Imagine você a seguinte situação: fim de expediente, segunda-feira, quase todas às lojas fechadas e no encontro das ruas Felipe Schimidt e Jerônimo Coelho um espetáculo genial. Ops! Teatral.

O Escaparate empolgou! Inspirado nas obras de Eduardo Pavlovsky, Elizabeth Bishop, Eugene Ionesco, Jenny Holzer, Qorpo Santo e Samuel Beckett, o ERRO, propõe ao espectador de rua um percurso pela arquitetura urbana, como ponto de encontro entre o público e o privado.

Agora, pense na reação das pessoas passando apressadas em direção ao terminal de ônibus do centro e dando de cara com os diálogos intensos entre as personagens. Discussões existenciais “intermináveis”, recusas de ambas as partes e demonstrações explícitas de afetos entre humanos, sempre humanos e bonecos, apenas bonecos.

Mas inusitado mesmo é o espaço da rua, onde tudo acontece, e quando utilizado como palco tudo fica mais real e evidente, o ERRO Grupo, usa estes espaços como o da foto acima, o telefone público e a parede sobre a marquise do prédio como recurso cênico da sua montagem.

Por fim, um surpreendente final, a reconciliação de um casal em crise, surge desconcertante diante de uma platéia atônita sem entender bem o que acontece.

Genial!!!

Por Marcelo Ferraro

Deixe um comentário