“Bamboo-bike” invade as ruas alemãs

Padrão

Andar pelas ruas da cidade sem emitir CO2 na atmosfera foi o compromisso que um grupo de estudantes da Universidade Técnica de Berlim (TU) assumiu quando entrou para a “grüne Uni” (Universidade Verde) – departamento da faculdade que se dedica a pesquisa nas áreas de energias renováveis, biomateriais e sustentabilidade. Buscando substituir o metal por um material ecologicamente correto, eles criaram, em 2008, a Berlin-Bamboo-Bike, uma bicicleta com estrutura feita de bambu.

Além de ecologicamente corretas, as “bamboo-bikes” são mais leves / Foto : SXC

Logo a invenção saiu da universidade e ganhou as ruas da cidade. Hoje, os estudantes mantêm uma oficina onde fabricam e também ensinam os interessados a montar suas próprias bicicletas de bambu. A matéria-prima utilizada vem da própria região, como uma forma de incentivar a economia local.

Qualquer pessoa pode participar dos workshops promovidos pelo grupo, basta levar peças de antigas bicicletas. O custo total da oficina, que dura um final de semana, é de cerca de € 220.

A ideia de usar bambu para construir bicicletas, no entanto, não é nova. Os próprios estudantes de Berlim contam que esse transporte alternativo já é produzido na Inglaterra há 100 anos e que também é comercializado nos Estados Unidos.

Os autores registraram um manual de construção das Berlin-Bamboo-Bikes sob a licença Creative Commons, que permite seu uso livre e reprodução, para que todos possam ter acesso a ele e construam suas bicicletas ecológicas. Com isso, os estudantes da TU pretendem disseminar a ideia e fazer com que mais pessoas optem por pedalar em vez de usar um automóvel.

Por Karen de Freitas/Brasil Alemanha News

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s