Palácio Cruz e Sousa, “Palácio Rosado” Museu Histórico

Padrão

Que tal um pouco mais de cultura? Uma visitinha sem pressa ao Museu Histórico.

Se você estiver em Florianópolis ou no centro da cidade, conheça o Palácio “Rosado”, um prédio em estilo colonial, construído no século XVIII, que ao longo do tempo foi sofrendo modificações até assumir caracteristicas “mais” ecléticas como mostradas nas imagens. Nas suas dependências nasceram nomes ilustres e pelos salões passaram os imperadores Pedro I e Pedro II. Em 1891, foi tomado por revolucionários contra a política de Floriano Peixoto.

Na decoração do prédio, estátuas alegóricas esculpidas pelo artista italiano Gabriel Sielva ornamentam a parte externa, entre elas, a padroeira do estado, Santa Catarina; a ninfa evocativa dos mares, Anfitrite; e o deus mitológico Mercúrio, compondo com duas barricas, alegoria alusiva ao comércio e à indústria catarinenses. Internamente, escadarias, balautres e balcões em mármore Carrara vindas da Itália, estátuas em bronze de cavaleiros medievais e vitral art-nouveu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hoje, o Palácio abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, com mobiliário, utensílios e as obras de arte e no andar de baixo são realizadas exposições de curta duração sobre a cultura de Santa Catarina. Está localizado no centro, ao lado da Praça XV e possui um belo jardim para visitação.

Veja quem foi Cruz e Sousa e conheça sua obra.

Por Marcelo Ferraro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s