Forte de Sant’Anna do Estreito – guarda o acervo de objetos e armas antigas.

Padrão

Descubra o Centro e sua história!

O Forte Sant’Anna é uma fortificação da segunda metade do século XVIII, posicionado na Ilha na ligação com o continente (centro, embaixo da ponte Hercílio Luz) cujo objetivo era defender à Ilha caso o sistema de defesa no norte falhasse e servia ainda de proteção ao ancoradouro no estreito. A edificação é em alvenaria, erguida num único pavimento bem conservado (diferente da edificação de São José da Ponta Grossa, três pavimentos). A fortificação dispunha de sete canhoneiras.

Veja as fotos!!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aqui vale um parêntese sobre a diferença entre “fortaleza” e “forte”. Ambas são estruturas arquitetônicas militares projetadas para a guerra defensiva; do ponto de vista técnico, as fortalezas são compostas por duas ou mais baterias de artilharia, distribuídas em obras independentes, com grande intervalo entre uma e outra. Por exemplo, Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a bateria de São Caetano (na praia de Jurerê). No caso de Sant’Anna do Estreito, trata-se de um FORTE, composto de uma única (ou mais baterias) na mesma obra.

No local funciona o Museu do Forte de Sant’Anna e guarda um acervo de objetos da Força Pública (hoje, Polícia Militar) e armas apreendidas pelo antigo DOPS e conta a história da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina. Conhecer as fortificações da Ilha de Santa Catarina vale a visita: tanto do ponto de vista histórico (disputas entre Portugal e Espanha); quanto do ponto de vista arquitetônico e militar.

Conheça mais sobre a região central da Ilha de Santa Catarina.

Por Marcelo Ferraro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s