São José da Ponta Grossa – Fortaleza da Ilha de Santa Catarina

Padrão

Uma construção imponente com mais de 200 anos de história, uma obra de arte de engenharia do século XVIII, na defesa dos interesses da coroa portuguesa em Santa Catarina.

O Brasil, do século XXI, é conhecido internacionalmente por sua cultura de paz. O gigantismo do território foi construído a ferro e a fogo (resultado de um processo contínuo e “violento” de unificação) e possui um grande número de fortificações militares, responsáveis pelo sistema de defesa militar, ante a invasão externa (Espanha, Holanda e França) e manutenção da unidade colonial (interesses econômicos da metrópole: produção de açúcar; rebanho; mineração; etc).

Se estiver em Florianópolis, não deixe de conhecer à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, um conjunto arquitetônico estrategicamente localizado no morro da Ponta Grossa, protegido por muralha. Aqui você vê as fotos que fizemos quando visitamos a fortificação na companhia do Professor Joi Cletison, coordenador do Projeto Fortalezas da UFSC.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Fortaleza está localizada na região norte da cidade, entre Jurerê Internacional e a Daniela (25 km do centro da cidade). A fortificação possuía 31 peças de artilharia: cinco peças de bronze de diveros calibres, e vinte e seis de ferro, com calibres variados. Vale conferir este monumento e ajudar na sua preservação, não só pela exuberância dos edificios, da paisagem no entorno, mas para conhecer a história do Brasil colonial de perto.

Uma dica: professores do ensino médio, deveriam incentivar e promover a visita de seus alunos para discutir em sala de aula temas como: período colonial; disputas entre a colonia e a metrópole; as invasões externas; batalhas ocorridas no local, assim como, técnicas de construção utilizadas na época.   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_da_Ponta_Grossa

http://www.fortalezas.ufsc.br/

Por Marcelo Ferraro

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: Forte de Sant’Anna do Estreito – guarda o acervo de objetos e armas antigas. « FLORIPA COOL!! Abra suas asas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s